A existência de pedras preciosas nos rios Carrapato e Formiga no ano de 1931 rapidamente atraiu garimpeiros da região norte e nordeste do Brasil, que povoaram diferentes áreas do município, especialmente em torno de rios, ribeirões e córregos.
Aqueles que se instalaram à beira do rio Fala Verdade procuraram em vão por suas riquezas e, em detrimento desta circunstância, decidiram descer o Rio Aquidauana e, ao encontra o ribeirão Corguinho, instalaram-se e retomaram com sucesso suas buscas por jazidas de diamantes e outras pedras preciosas.

O consequente povoamento desta área, mais tarde deu origem a sede do município (área urbana, divisão territorial datada de 1-VII-1955). O nome do município faz referência ao Ribeirão Corguinho – recurso hídrico em torno do qual os garimpeiros povoaram dando origem à área urbana – que passa por dentro da cidade e desagua no Rio Aquidauana.

Preocupados com a administração política da área, o então Estado de Mato Grosso, pela Lei nº 334 de 13 de março de 1934, instituiu Corguinho como distrito do município de Aquidauana (divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937).

Quatorze anos depois, com a emancipação do município de Rochedo, pela Lei nº 204 de 23 de Novembro de 1948, a administração política do distrito de Corguinho é transferido do município de Aquidauana para o município de Rochedo (divisão territorial datada de 1-VII-1950).

Cinco anos depois, o povoado de Corguinho conquista sua emancipação política, em 11 de Dezembro de 1953, pela Lei nº 684, passando a ser o município de Corguinho, contando com 2.639,850 km², faz limite com os municípios de Terenos, Aquidauana, Rochedo, Bandeirantes e Rio Negro (em divisão territorial datada de 1-VII-1955, foi distrito de Corguinho até o ano de 1958). Atualmente, compete a Corguinho a administração política de quatro distritos – Taboco, Fala Verdade, Baianópolis e Furnas da Boa Sorte – contando com quatro assentamentos em diferentes regiões – Vista Alegre, Torre de Pedra, Liberdade Camponesa e Rancho Alegre.

Tendo uma população estimada pelo IBGE em 5.513 habitantes no ano de 2015, e densidade demográfica é de aproximadamente 2,08 hab/km². Curiosamente, Corguinho não tem comunidades indígenas, sendo integrada por imigrantes e pela comunidade quilombola do distrito de Furnas da Boa Sorte. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no ano de 2010 (mais atualizado) é de 0,671. O Índice de Desenvolvimento Humano é uma medida que avalia o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. Quanto mais próximo a 1, melhor é o IDH.

Com pouca população e vasta área territorial, o município enfrenta dificuldades para suprir as questões sociais emergentes. Por não possuir infraestrutura como fornecimento adequado de energia, o município não comporta instalação de empresas de médio e grande porte, dificultando a geração de emprego na região.
O comércio conta com pequenos mercados, lanchonetes, restaurante, pousada, pequenas farmácias, lojas, uma agencia de Correio (correspondente do Banco do Brasil para saques e depósitos), uma agência do Banco Sincred, uma lotérica (correspondente da Caixa Econômica Federal), um terminal do banco Bradesco e o único Terminal Rodoviário da região.

Órgão públicos que integram a administração local, conta com a Praça Matriz e Praça da Felicidade, a Biblioteca Municipal (com internet gratuita e computadores para uso dos cidadãos), três escolas municipais (Escola Arco Íris, Frei Otávio e Francisco Nogueira), Escola Estadual José Alves Quito e uma APAE, Posto de Saúde (com atendimento para urgências e emergências 24h), Unidade mista de Saúde, posto da Polícia Civil e posto da Polícia Militar, Detran, Centro de Referencia de Assistência Social e Pró-Infância, Cartório, Conselho Tutelar, Junta de serviço Militar, Defesa Civil, Cemitério Municipal, Serviço de Saneamento (SAAE), Ginásio de Esporte, Mercado do Produtor, IAGRO, AGENFA, AGRAER, Balneário municipal e muitos outros.

Religiosamente é possível encontrar locais de cultos evangélicos, igrejas católicas e centros de religiões afrodescendentes. O padroeiro oficial do Município é o “Senhor Bom Jesus da Lapa”, com festa grandiosa realizada na primeira semana de agosto, envolvendo toda região.

Turismo científico e de aventura são muito comuns na Região e, no mês de Outubro de 2015, foram instituídos os Conselhos Municipais de Meio Ambiente e Turismo, que terão a responsabilidade de mediar a construção e o desenvolvimento do setor. Envolta por muitos mistérios, Corguinho tem cavernas com pinturas rupestres e sítios arqueológicos ainda não estudados além do maior centro de estudos ufológicos do mundo.

Ainda como destaque em escala mundial, o município dispõe da melhor água mineral natural do mundo, sendo este patrimônio atualmente explorado por empresas estrangeiras. Para todos que sonham com uma vida tranquila, envolta por belezas naturais únicas, desfrutando de iguarias fantásticas – e pouco conhecidas, com grande possibilidade de desenvolvimento, Corguinho é uma excelente escolha.

Para conhecer o município, Corguinho está há aproximadamente 100,4km da capital de Mato Grosso do Sul, pela MS-080. Com asfalto até a sede do município, visitantes podem contar com trânsito tranquilo – pouco ou nenhum transito de caminhões – num trajeto de aproximadamente 1h e 30min. Hotéis fazenda, pesquisas, banho em cachoeiras com muitos metros de altura ou singelas, exploração de mistérios ufológicos ou arqueológicos, descanso com a família, degustação de iguarias únicas são garantidas aos visitantes.

Compartilhe!